ruibarbo
A ideia desta tarte veio daqui. Depois de algumas modificações, cheguei a esta receita, fácil e prática. Para quem não tiver ruibarbo, pode bem ser feita com maçãs Reineta ou Granny Smith já que a acidez delas se compara à do ruibarbo *.
Tarte de Ruibarbo
Ingredientes:
1 base de tarte de massa quebrada
3 copos de ruibarbo cortados aos cubinhos
1 copo de açúcar granulado
2 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de farinha maizena
1 colher de chá de canela
Numa taça misturar todos os ingredientes secos e juntar o ruibarbo. Colocar na tarteira forrada com a massa e com o excesso da massa recortam-se tiras que se colocam sobre a mistura para dar um efeito como o da foto.
*
Para quem não conhece, o ruibarbo é uma planta originária da Ásia e tem sido usado como planta medicinal há milhares de anos, principalmente na medicina chinesa. Como alimento começou a ser utilizado por volta do século XVII. Não tenho conhecimento de que exista à venda em Portugal e não conheço ninguém que o cultive. Pedi a uns familiares em Inglaterra que me trouxessem numa das suas visitas pois via muitas receitas com este ingrediente e não o conhecia. Trouxeram-me um pacote de sementes (não era o que tinha na ideia quando pedi para me trazerem ruibarbo...) e semei, esperei que crescesse, plantei e depois esperei três anos para o poder provar. É que demora esse tempo a produzir os talos que são utilizados e no início apenas podemos tirar um talo de cada planta. E as folhas são venenosas, não se podem consumir embora não pareçam fazer mal aos caracóis já que estão sempre cheias deles. A época em que dão mais é a partir de abril mas se taparmos as plantas com vasos durante o inverno produzem uns talos de uma cor muito bonita. Estes da foto são uma das minhas plantas.