Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Sex | 10.01.14

dos filmes

No filme “A Vida Secreta de Walter Mitty” (que ainda não vi e que provavelmente, se for como de costume, verei daqui a uns meses… é isso, não gosto de ir ao cinema) aparece um bolo de clementinas.

A primeira vez que vi uma receita de bolo de clementinas foi no livro How to Eat, da Nigella Lawson. E tenho-o feito desde essa altura.

Desta vez juntei tangerinas das minhas com marroquinos da minha irmã e uma laranja pequenina. Ficou mesmo muito bom e é um bolo maravilhoso para quem tem intolerância ao glúten porque não leva farinha.

Na calha, e enquanto durar a época dos citrinos, está a versão que está no livro Jerusalem.

 

Bolo de Tangerinas e Marroquinos

 

 

2 tangerinas

2 marroquinos

1 laranja pequenina

250 grs de amêndoa moída (como se fosse farinha)

225 grs de açúcar

6 ovos

1 colher de chá de fermento em pó

 

1 tablete de 100 grs de chocolate negro

 

Numa caçarola com água cobrem-se as frutas (tangerinas, marroquinos e laranja) com água e levam-se ao lume por cerca de uma hora.

Deixam-se arrefecer e escorrem-se.

No liquidificador passam-se os citrinos cozidos (retiram-se pevides se tiverem, normalmente as tangerinas têm muitas) até ficar uma pasta mole.

Numa taça batem-se os ovos com o açúcar, adiciona-se a pasta de citrinos, a amêndoa moída e o fermento em pó. Mexe-se bem e deita-se numa forma redonda untada.

Vai ao forno a cozer por cerca de uma hora (no meu forno levou apenas 40 minutos, verificar a partir dos 30 minutos). Tapar a meio com papel de alumínio se necessário para não queimar.

Desenformar depois de frio.

Se desejarem podem derreter uma tablete de chocolate no micro-ondas e cobrir o bolo com o chocolate derretido. Fica ainda mais rico e chocolate e citrinos são uma excelente companhia.

 

2 comentários

Comentar post