Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Qui | 28.11.13

receitas dos outros

Nas férias fui a um restaurante em São Jacinto onde, como nos outros que por lá há, o peixe é rei! Peixe fresco, a maioria pescado ali mesmo ao pé, na Ria. E peixe foi o que se comeu, grelhado ali à vista e bem acompanhado.

O que é que esta receita tem a ver com isso? É que foi a senhora do restaurante que me disse que fazia muitas vezes, em casa, fricassé de pescada. Deu-me a receita por alto, eu acrescentei mais qualquer coisita e cá está.

 

Fricassé de Pescada

 

 

4 tranches de pescada

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

Azeite q.b.

Sal

Pimenta preta

50 ml de vinho branco

250 ml de água

1 gema de ovo

Sumo de 1 limão

1 colher de café de açafrão das Índias

Salsa picada

 

Num tacho alourar a cebola e os alhos picados em azeite. Dispor as tranches de pescada sobre a cebola e temperar com sal e pimenta. Adicionar o vinho branco e deixar refogar por uns minutos. Juntar a água, rectificar os temperos e tapar o tacho. Apurar por uns quinze minutos ou até a pescada estar cozida.

Numa taça mistura-se a gema de ovo com o sumo de limão e o açafrão das Índias. Logo que a pescada esteja cozida, retira-se do tacho e ao molho junta-se a mistura de ovo e limão. Mexe-se bem, volta a pôr-se a pescada no tacho e polvilha-se com a salsa picada.

Servir com puré de batata.