Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qui | 18.07.13

uma Revelação

 

Desde que ouvi falar do livro ‘Jerusalem – A Cookbook’, de Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi, fiquei seriamente agarrada à necessidade de ter aquele livro.

Nem me perguntem porquê, até porque até essa altura não conhecia sequer os senhores nem as suas receitas. Mas sim, fiquei enamorada.

Lá o mandei vir de Inglaterra por um portador que não se importou de vir carregado, é um livro grande e um grande livro!

As histórias associadas às receitas, ali naquela cidade onde várias culturas se cruzam; a particularidade de, apesar de serem os dois de Jerusalém (actualmente a viver em Londres), um ser Judeu e outro Árabe, as receitas das famílias de cada um, de cada cultura, de cada religião, e que afinal são as mesmas, com pouquíssimas variantes.

É uma delícia de livro!

E prova de que a comida é mais do que apenas a soma dos ingredientes…

E esta receita, a primeira, a minha escolhida para estrear o livro, é um hino a ingredientes simples mas que, em conjunto, formam um prato maravilhoso.

Uma Revelação.

 

Mejadra

 

 

200 grs de lentilhas verdes

2 cebolas grandes

2 colheres de sopa de farinha

250 ml de óleo de girassol para fritar

1 colher de chá de sementes de cominhos

1 colher de chá de sementes de coentros

200 grs de arroz basmati

2 colheres de sopa de azeite

½ colher de chá de açafrão das Índias

4 bagas de Pimenta da Jamaica

1 pitada de canela

1 pitada de açúcar

Sal e pimenta preta q.b.

350 ml de água

 

Numa caçarola cozem-se as lentilhas em água por cerca de 15 minutos. Escorrer e reservar.

Cortam-se as cebolas ao meio e depois em meias luas. Separam-se os aros e polvilha-se com farinha para envolver.

Aquecer o óleo num tacho e fritar as cebolas, metade de cada vez, até ficarem tostadinhas e douradas, cerca de 6 a 7 minutos. Escorrer, polvilhar com um pouco de sal e reservar.

No mesmo tacho, sem o óleo, aquece-se o azeite e juntam-se as sementes de cominhos e coentros deixando fritar por um ou dois minutos. Adiciona-se o arroz, o açafrão das índias, a pimenta da Jamaica, a canela, o açúcar e sal e pimenta.

Mexer e adicionar também as lentilhas e a água. Deixar ferver, baixar o lume e cozer por 15 minutos com o tacho tapado.

Desligar o lume, retirar o testo ao tacho e tapar com um pano da louça lavado (ou papel de cozinha) e voltar a tapar com o testo. Deixar estar por dez minutos.

Finalmente pôr o arroz numa travessa e misturar metade das cebolas fritas.

Servir em taças com as restantes cebolas fritas por cima.

         

Nota: adaptei ligeiramente as quantidades da receita original