Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Qua | 08.05.13

perishable thoughts

Felizmente, não tenho qualquer intolerância alimentar (a não ser que contemos aquelas coisas que detestamos, como os nabos {#emotions_dlg.sarcastic}).

Mas há muita gente que é intolerante a coisas tão simples como ovos, farinha de trigo (por causa do glúten), amendoins ou outros frutos secos, etc.

Hoje vou dar duas sugestões para substituir os ovos em algumas preparações culinárias, nomeadamente em pães, bolos, biscoitos, queques, etc.

Atenção que estas substituições funcionam apenas em algumas receitas e para substituir um ou dois ovos, ninguém pense que pode fazer um Pão de Ló de Ovar com substituições destas {#emotions_dlg.blink}

 

Outros ‘ovos’

  

(esqª: sementes de linhaça - dtª  sementes de chia)

 

As sementes de chia (Salvia hispanica L) estão agora a começar a aparecer por cá, embora existam e sejam consumidas há milhares de anos na América do Sul.

Consideradas um ‘super alimento’ são ricas em Omega 3, antioxidantes e ajudam a baixar a pressão arterial. Também dizem que são excelentes para ajudar a perder peso, por serem muito ricas em fibra.

 

Para fazer um substituto de ovo, mistura-se uma colher de sopa de sementes de chia com 3 colheres de sopa de água morna. Aguarda-se 15 minutos e usa-se como normalmente se usaria um ovo na receita. A mistura fica super gelatinosa, é mesmo assim.

 

As sementes de linhaça (Linum usitatissimum), outro ‘super alimento’, já eram conhecidas na Babilónia há pelo menos 5000 anos.

Também são muito ricas em Omega 3 e fibra e estudos recentes mostraram que o seu consumo pode baixar os níveis de mau colesterol e estabilizar os diabetes, entre outros benefícios.

 

Para fazer um substituto de ovo, mistura-se uma colher de sopa de sementes de linhaça moídas com 3 colheres de sopa de água morna. Aguarda-se 15 minutos e usa-se como normalmente se usaria um ovo na receita.

 

Experimentei esta substituição (da linhaça) numa receita de biscoitos de aveia que costumo fazer e a única diferença, para melhor, que notei foi que os biscoitos ficaram muito mais estaladiços.

 

Por agora é só, mais tarde darei mais algumas indicações sobre outros usos destas sementes e também de outras, como o sésamo.

 

2 comentários

Comentar post