Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Qui | 04.04.13

dos antípodas

Não vejo muitos programas de culinária embora agora se possam ver a qualquer hora do dia ou da noite via televisão por cabo. Mas de vez em quando, lá dou uma espreitadela e no outro dia descobri uma cozinheira neozelandesa com uma aproximação muito terra-a-terra às receitas, estilo Jamie Oliver, mas de saias {#emotions_dlg.happy}

Ficou-me na memória uma marinada que ela fez para uma carne que tentei reproduzir na minha cozinha. Como não tomei nota da receita não ficou igualzinha mas mesmo assim ficou muito boa!

 

Lombo de Porco Assado 

 

 

1 lombo de porco (com cerca de 1 kg)

3 dentes de alho ralados

1 pedaço de gengibre ralado

1 colher de chá de açafrão das índias

1 colher de chá de coentros em pó

1 malagueta

Sal q.b.

Azeite q.b.

½ copo de vinho branco

1 copo de água

Batatas q.b.

 

Misturar os alhos e o gengibre ralado com o açafrão das índias, os coentros, a  malagueta picada e o sal e 2 colheres de sopa de azeite. Barrar o lombo de porco com esta pasta e reservar por umas horas ou até ao dia seguinte.

Aquecer o forno. Num tabuleiro põe-se o lombo e as batatinhas descascadas. Na taça onde esteve o lombo a marinar põe-se o vinho e a água e mexe-se para aproveitar todos os restos da marinada. Deita-se este líquido no tabuleiro e por cima deitam-se uns goles de azeite.

Vai ao forno coberto com papel de alumínio por cerca de uma hora ou um pouco mais, até as batatas estarem cozidas. Se necessário vai-se acrescentando mais um pouco de água para manter o molho.

Servir com grelos cozidos ou outra verdura cozida.

 

1 comentário

Comentar post