tento na língua...
Arranjar uma língua deste tamanho dá um bocado de trabalho. Tirar-lhe a ‘gola’, como se chama, requer alguma força e bastante água a ferver.
Esta foi a minha Mãe que me ajudou a arranjar, ela consegue tirar a dita ‘gola’ quase de uma vez, como se fosse uma película, ao contrário do que eu faço que acaba por sair aos bocados e requer muita raspagem.
Uma canseira, acabo por ficar com a língua de fora…
Língua de vitela estufada
1 língua de vitela (1,5 kg)
5 alhos
1 copo de vinho tinto
1 malagueta
Sal q.b.
1 colher de café de colorau
1 colher de chá de orégãos
2 cebolas
4 tomates
1 copo de água
¼ de copo de azeite
1 cenoura grande
1 copo de ervilhas
Marinar a língua de vitela, depois de limpa, numa mistura de vinho tinto, malagueta picada, alhos picados, sal, colorau e orégãos. Deixar a tomar gosto pelo menos durante uma ou duas horas ou de um dia para o outro.
No fundo da panela de pressão dispõem-se as cebolas picadas, os tomates pelados e cortados em bocados (pode ser tomate de lata), a língua e a marinada, a água e por fim o azeite.
Fechar bem a panela, colocar a válvula da panela e levar ao lume. Depois de ferver deixar cozinhar por cerca de 45 minutos. Deixar sair o vapor e abrir a panela.
Adicionar a cenoura cortada em rodelas grossas e as ervilhas e rectificar os temperos se necessário. Voltar a levar ao lume bem tapado e com a válvula da panela e deixar ferver por mais uns 10 minutos.
Retirar do lume e servir com puré de batata e uma salada.
Nota: Pode ser feito numa panela normal mas vai levar mais tempo até ficar tenrinha.