Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Ter | 19.02.13

tento na língua...

Arranjar uma língua deste tamanho dá um bocado de trabalho. Tirar-lhe a ‘gola’, como se chama, requer alguma força e bastante água a ferver.

Esta foi a minha Mãe que me ajudou a arranjar, ela consegue tirar a dita ‘gola’ quase de uma vez, como se fosse uma película, ao contrário do que eu faço que acaba por sair aos bocados e requer muita raspagem.

Uma canseira, acabo por ficar com a língua de fora…

 

Língua de vitela estufada 

 

 

1 língua de vitela (1,5 kg)

5 alhos

1 copo de vinho tinto

1 malagueta

Sal q.b.

1 colher de café de colorau

1 colher de chá de orégãos

2 cebolas

4 tomates

1 copo de água

¼ de copo de azeite

1 cenoura grande

1 copo de ervilhas

 

Marinar a língua de vitela, depois de limpa, numa mistura de vinho tinto, malagueta picada, alhos picados, sal, colorau e orégãos. Deixar a tomar gosto pelo menos durante uma ou duas horas ou de um dia para o outro.

No fundo da panela de pressão dispõem-se as cebolas picadas, os tomates pelados e cortados em bocados (pode ser tomate de lata), a língua e a marinada, a água e por fim o azeite.

Fechar bem a panela, colocar a válvula da panela e levar ao lume. Depois de ferver deixar cozinhar por cerca de 45 minutos. Deixar sair o vapor e abrir a panela.

Adicionar a cenoura cortada em rodelas grossas e as ervilhas e rectificar os temperos se necessário. Voltar a levar ao lume bem tapado e com a válvula da panela e deixar ferver por mais uns 10 minutos.

Retirar do lume e servir com puré de batata e uma salada.

 

Nota: Pode ser feito numa panela normal mas vai levar mais tempo até ficar tenrinha.

 

2 comentários

Comentar post