Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Sex | 30.11.12

especiarias

Não percebo como é que, tendo os portugueses sido grandes comerciantes de especiarias que havia noutras latitudes, acabamos por ser um pouco ‘básicos’ no uso que fazemos das mesmas.

Existem sabores incríveis em certas especiarias, ou misturas de especiarias, a que normalmente só podemos deitar as mãos se conhecermos alguém que esteja ‘lá fora’ ou então se tivermos oportunidade de ir à zona do Martim Moniz, em Lisboa, que é uma zona onde coexistem várias lojas e supermercados de produtos asiáticos.

Cá apenas vi à venda cardamomo uma vez há dois anos, no Jumbo de Aveiro, numa feira de produtos internacionais.

É uma pena…

 

Bolo de Azeite e Cardamomo 

 

 

Raspa de uma laranja

200 grs de açúcar

4 vagens de cardamomo

150 ml de azeite extra virgem

Uma pitada de sal

3 ovos

200 grs de farinha

1 e ¼ colheres de fermento em pó

165 ml de leite

 

Aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de bolo inglês ou redonda com buraco.

Numa taça misturar o açúcar com a raspa da laranja. Deve-se mesmo esfregar com as pontas dos dedos para que o aroma da laranja se entranhe no açúcar.

Num almofariz esmagam-se as sementes de cardamomo e descartam-se as cascas. Juntar o cardamomo, o azeite e o sal ao açúcar e bater. Adicionar os ovos um a um e continuar a bater por cerca de cinco minutos até a massa estar esbranquiçada.

Peneirar a farinha e o fermento em pó para uma taça. Misturar um terço da farinha à massa e envolver bem, intercalar com metade do leite, novamente um terço da farinha, o restante leite e finalizar com o restante terço de farinha. Verificar se não ficam grumos na massa e deitar na forma. Cozer por cerca de uma hora (verificar a partir dos 30 minutos) até estar dourado e cozido no meio.

Retirar do forno e deixar arrefecer por dez minutos, depois desenformar e deixar arrefecer completamente.

 

Nota: Receita encontrada aqui.