Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Ter | 21.08.12

em modo geleia

Perto de minha casa há uma casa abandonada que tem um quintal com três macieiras, um pessegueiro, uma figueira e duas laranjeiras. Como ninguém se dá ao trabalho de ir lá apanhar a fruta, na maioria das vezes cai ao chão, já podre.

As macieiras são daquelas bravias, dão imensa fruta miúda e ácida, sem grande doçura.

Para comer não são grande coisa mas para fazer compota ou geleia são excelentes porque como são ácidas têm um teor de pectina muito alto e isso ajuda a gelificar rapidamente.

 

Geleia de Maçãs e Camarinhas

 

 

2 kgs de maçãs bravias

250 grs de camarinhas

Água q.b.

Açúcar

 

Por cada meio litro de líquido usam-se cerca de 400 grs de açúcar

 

Limpar as maçãs de pisadelas ou bichos.

Num tacho grande cozer as maças cobertas com água, cortadas aos quartos sem descascar nem retirar as sementes. Quando ferver juntar as camarinhas e baixar o lume. Deixar cozer por meia hora.

Deitar as maçãs cozidas e o líquido num passador forrado com tule. Deixar escorrer muito bem até ao dia seguinte mas sem espremer.

No dia seguinte faz-se a geleia.

Medi o líquido, tinha 1,1 litros e usei 900 gramas de açúcar.

Levei ao lume baixo até dissolver completamente o açúcar. Põe-se no máximo até levantar fervura, depois baixa-se e deixa-se fervilhar até atingir o ponto desejado. Deitar em frascos esterilizados e tapar rapidamente para formar vácuo.

 

Nota: Esta geleia esteve uma hora e quinze a ferver e depois de pronta e arrefecida ficou com a consistência de gelatina

[dá para cortar à fatia]