Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Ter | 14.08.12

perishable thoughts...

Alguém já comeu camarinhas?

Esta baga que parece uma pérola existe apenas no nosso território e numas ilhas espanholas (Ilhas Cies). De resto, mais ninguém tem o prazer de as apanhar ou de as comer à mão-cheia.

Para quem não sabe, as camarinhas dão-se no litoral, nuns pequenos arbustos em que os masculinos apenas dão as flores e os femininos apenas dão as bagas. O seu sabor é acre e doce (acho o sabor muito parecido com o do mirtilo).

Na minha terra, nos meses de verão, vendem-se na praça, umas senhoras trazem-nas da zona de S. Jacinto em jigas e a medida é um copo grande (normalmente põem mais uma mão-cheia para ir bem medido) que custa 1€.

Se não conhecem e se as virem, comprem, ao menos para experimentar.

 

Camarinhas

 

 

Cantiga Popular
Miramar

Fostes ao Senhor da Pedra
Minha rica Mariquinhas...
Nem por isso me trouxestes
Um ramo de camarinhas.


Hei-de ir ao Senhor da Pedra
Para colher as camarinhas...
Mas, meu amor, é de lá
Já mas tinha apanhadinhas.


Fui ao mar às camarinhas
E cacei um camarão...