Ervilhas Tortas
A época das ervilhas tortas, ou de quebrar, já acabou, pelo menos na minha horta em que o leirão delas já deu lugar a um de feijão riscado e uma carreira de grão de bico para ver se é desta que o consigo criar.
Mas as ervilhas não se foram sem terem dado para algumas preparações embora na sua maioria fossem gastas a acompanhar peixe cozido.
Estas serviram para dar cor e sabor a uma salada já que mal começa o tempo a aquecer as saladas vêm em força substituir as sopas de inverno…
Salada de Frango com Ervilhas Tortas e Couve-Flor
1 coxa e pernas de frango desfiadas
1 mão cheia de ervilhas tortas
1 mão cheia de ramos de couve-flor
1 ovo
200 grs de massa (laçarotes ou outra)
1 talo de aipo
1 ramo de salsa
1 mão cheia de azeitonas
Pimenta preta
Molho feito com azeite e vinagre balsâmico
Cozer a massa e o ovo e quando estiverem a ferver há cinco minutos, juntam-se à panela as ervilhas tortas e a couve-flor.
Deixar cozer até a massa estar a gosto e escorrer. Passar por água fria até esfriar completamente ou apenas amornar, conforme a preferência. Descascar o ovo e cortar em quadradinhos.
Numa taça grande põe-se o aipo cortado em rodelas finas, a salsa picada, as azeitonas, o frango desfiado e restantes ingredientes. Temperar com pimenta acabada de moer e por cima deitar o molho.
Nota: usei frango que tinha assado mas pode ser cozido e podem ser acrescentados ingredientes como uvas passas, nozes ou sementes, etc.