gosto disto/almoços portáteis #8
Se fizer bem as contas, a maioria das refeições que faço actualmente são capazes de ser vegetarianas.
Antigamente tinha a ideia de que a comida vegetariana era ‘comida de grilo’. Em Lisboa, na brincadeira com colegas há uns anos costumávamos dizer que íamos comer arame farpado quando íamos a um restaurante vegetariano
Claro que agora não penso nada disso e embora não fosse capaz de deixar de comer carne e peixe voluntariamente, há comida vegetariana que bate aos pontos as outras comidas. Esta é uma delas. Podia viver disto…
Ah, e faz umas sobras excelentes para ‘Almoços Portáteis’.
Macarrão Gratinado com Requeijão e Queijo da Ilha
250 grs de macarrão riscado
1 cebola
4 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de farinha, bem cheias
2 e ½ copos de leite
½ requeijão (cerca de 100 grs)
100 grs de queijo da Ilha ralado
Sal
Pimenta preta de moinho
Pão ralado
Cozer o macarrão em bastante água com sal por 10 minutos. Escorrer e reservar. Aquecer o forno.
Numa tacho aloura-se a cebola picada em 2 colheres de sopa de azeite. Juntam-se os alhos picados e deixam-se alourar também. Adicionam-se mais duas colheres de sopa de azeite, deixa-se ferver e junta-se a farinha mexendo sempre. Acrescenta-se o leite sem parar de mexer para fazer um molho branco e tempera-se de sal e pimenta, se o molho estiver muito grosso mistura-se mais um pouco de leite ou mesmo água de cozer o macarrão.
Retira-se o molho do lume e junta-se o requeijão. Mexe-se bem para dissolver e ficar sem grumos e adiciona-se o queijo da ilha ralado. Mexe-se e envolve-se este molho com o macarrão. Deita-se num tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa e polvilha-se com o pão ralado.
Vai ao forno até alourar, cerca de 25 minutos.
Nota: Usei meio pão rijo picado no moinho de café em substituição do pão ralado