sabores fortes
Eu achava que não gostava de sopa de peixe (bem, eu achava que não gostava de peixe!) até que uma colega de trabalho me deu esta receita há montes de anos.
Desde aí, tem sido uma sopa recorrente, especialmente quando há certas partes de peixe que são melhores desfiadas do que inteiras.
É fácil de fazer, é super saborosa, pode ser acompanhada com pão e um bom vinho que faz uma refeição maravilhosa! E ainda por cima é melhor no dia seguinte por isso toca a fazer em maior quantidade e usar como ‘almoços portáteis’!!!
Sopa de Peixe
1 cebola grande picada
2 dentes de alho
4 tomates grandes e bem maduros
½ folha de louro
1 raminho de salsa
1 malagueta
¼ copo de vinho branco
¼ de copo de azeite
Sal q.b.
3 postas de peixe
Água
Cotovelinhos
Numa panela larga põem-se a cebola grosseiramente picada, os tomates sem pele em pedaços, o louro, a salsa, a malagueta e o peixe. Usei uma posta pequena de tintureira e dois rabos de pescada mas podem ser usados outros peixes, a maruca fica muito bem nesta sopa. Tempera-se com sal e por cima deita-se o vinho e o azeite.
Leva-se ao lume e quando ferver põe-se em lume brando e deixa-se refogar por 20 minutos.
Retiram-se as postas de peixe, a salsa, a malagueta e o louro e passa-se o restante com a varinha mágica.
Desfia-se o peixe, retirando peles e espinhas.
Volta-se a pôr a panela ao lume, junta-se água, o peixe desfiado e a massa. Rectificam-se os temperos e deixa-se fervilhar até a massa estar cozida (cerca de 12 a 15 minutos).