Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Ter | 06.12.11

Pollo en Pepitoria

É uma receita típica da gastronomia espanhola e crê-se que seja de origem árabe. Antigamente era feito apenas com os miúdos do frango ou galinha.

Este tipo de preparação ‘en pepitoria’ pressupõe que o molho seja engrossado com uma pasta feita de gema de ovo cozida e amêndoas. É muito bom, vale mesmo a pena experimentar!

 

Frango com molho de Amêndoas

 

 

4 coxas e sobrecoxas de frango

1 ovo cozido

1 cebola

½ copo de vinho branco

4 dentes de alho

20 amêndoas sem pele

Farinha

Azeite

Sal

Pimenta preta

Estames de açafrão

Água ou caldo de galinha

 

Temperar o frango com sal e pimenta. Passar por farinha e reservar.

Colocar um tacho ao lume com um fundo de azeite. Quando quente fritam-se os dentes de alho inteiros. Retiram-se do tacho e reservam-se. A seguir aloura-se o frango passado por farinha no azeite sem deixar tostar. Junta-se a cebola bem picada e mexe-se para não pegar. Seguidamente adiciona-se o vinho e deixa-se reduzir. Quando o vinho tiver quase evaporado junta-se a água ou caldo de galinha até cobrir o frango e deixa-se levantar fervura. Reduz-se o fogo e deixa-se cozer por uns 20 minutos.

Entretanto preparamos a pasta que se vai adicionar. Num almofariz põem-se os alhos inteiros (que estão fritos) a gema do ovo cozido, as amêndoas cruas e os estames de açafrão. Com o pilão esmagam-se estes ingredientes muito bem de modo a formar uma pasta.

Verificam-se os temperos do frango e ajustam-se se necessário. Depois mistura-se a pasta que está no almofariz e mexe-se. Esta pasta vai fazer o molho engrossar. Deixa-se ferver por mais 10 a 15 minutos, até o frango estar cozido.

Para servir pica-se muito finamente a clara de ovo cozida e polvilha-se sobre o frango.

Servir com arroz branco ou puré.

 

Nota: acrescentei salsa picada