malandrinho..
Há pratos que andam a ganhar forma na nossa mente, isto se calhar era capaz de ficar bom… hei-de experimentar, um dia destes, quando calhar…
E calhou de haver cabeça de corvina na praça num destes sábados. Eu não gosto de comer cabeças de peixe cozidas, espinhas a mais, embora haja quem adore. Mas também sei que a cabeça do peixe é muito saborosa. Por isso lá dei dois euros e meio por uma cabeça de corvina (uma pechincha, se calhar por a praça já ir adiantada na hora…) e isto foi o que de lá saiu.
Arroz de Corvina
Cozer uma cabeça de corvina em água temperada com sal e com um raminho de salsa, uma haste de aipo e uma folha de louro.
Depois de cozido côa-se a água e aproveita-se o peixe em lascas retirando peles e espinhas.
Para fazer o arroz, alourar uma cebola picada e dois dentes de alho, também picados, em azeite.
Juntar um copo de arroz carolino e fritar ligeiramente. Misturar ¼ de copo de vinho branco e mexer. Adicionar a polpa de dois tomates grandes e bem maduros, de preferência coração de boi e mexer.
Adicionar a água de cozer o peixe a ferver, meio copo de cada vez, deixar evaporar, mexer, juntar mais água e assim sucessivamente até o arroz estar cozido e o molho cremoso (necessita de cerca de 1,5 lts de água).
Juntar o peixe desfiado e polvilhar com coentros.
Servir.