Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qua | 04.04.07

'bora experimentar?

Este dá um bocadinho de trabalho mas é muito bom. Além disso temos que nos atrever a experimentar coisas novas. É uma refeição por si só se quisermos optar por um estilo vegetariano ou então acompanhar com o que apetecer.

 

Primeiro os espargos. Descobri-os há apenas dois anos e fiquei viciada. Confesso que é um vício sazonal que é quando os encontro no Minipreço a um preço, digamos, mini... é que os que vejo nos outros sítios são normalmente muito caros. Agora está na época. São espanhóis mas também o é quase tudo o que actualmente se come neste país... Esta receita dá para 4 pessoas mas façam na mesma se for para duas porque depois podem fazer um bolinhos panados de arroz, com as sobras.

 

Risotto de Espargos com Nozes

3 colheres de sopa de azeite

1 cebola grande, picada

2 copos de arroz carolino*

¼ copo de vinho branco

1 mão cheia de salsa picada

1 dente de alho picado

¾ de copo de queijo parmesão ralado (fresco de preferência)

¾ de copo de nozes picadas sem ser muito miudinhas

 

10 a 12 espargos verdes

5 copos de água misturada com um caldo knorr, eu usei de galinha mas pode ser vegetal

Água, se for necessário mais liquido

 

Numa panela colocar o caldo knorr a dissolver na água, até ferver.

Num tacho alourar a cebola no azeite. Juntar a salsa e as nozes. Deixar saltear por 3 minutos, adicionar o alho e o arroz e deixar saltear mais uns minutos, mexendo sempre para o alho não queimar. Juntar o vinho e deixar evaporar, cerca de 30 segundos.

Começar a juntar aos poucos o líquido que deve estar a ferver, mexendo sempre, aí uns dois copos. Deixar quase evaporar mas atenção, não deixar de ir mexendo o arroz para não pegar. Sempre que o líquido evapore, junta-se mais até acabar.

Entretanto já temos os espargos cortados aos bocadinhos, aí de 1 cm cada. Juntamos ao arroz e deixamos cozer cerca de 5 minutos, se for necessário junta-se mais água, pouca de cada vez. A ideia é que o arroz esteja sempre malandrinho e cremoso. Junta-se então meio copo de parmesão ralado e mexe-se. Serve-se com o restante parmesão para quem quiser polvilhar. Não falo em sal porque normalmente os caldos knorr já têm sal mas se acharem necessário podem juntar mais um bocadinho ao arroz.

 

 

*(se quiserem podem usar ‘arborio’, um tipo de arroz italiano especial para risottos, já se vê em muitos supermercados mas sinceramente não é assim tão melhor do que o nosso carolino e este é muito mais barato)