Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Sex | 24.06.11

mão na massa

Por alturas da Páscoa, além dos tradicionais Folares, experimentei esta receita adaptada da que está no livro Modern Classics Book 2 da Donna Hay.

Ficaram uns pãezinhos excelentes e passado mais de uma semana ainda se comiam com muito agrado, torrados em fatias besuntadas de manteiga. E ficaram tão lindinhos...

 

Hot Cross Buns

 

 

Para os pãezinhos:

1 colher de sopa de fermento de padeiro (granulado)

½ copo de açúcar

1 ½ copos de leite morno

4 ½ copos de farinha peneirada

2 colheres de chá de Pimenta da Jamaica

2 colheres de chá de canela em pó

50 grs de manteiga derretida

1 ovo

1 copo de passas douradas

 

Para as cruzes:

½ copo de farinha

1/3 copo de água

 

Para a cobertura:

½ copo de açúcar

¼ copo de água

 

1) Colocar o fermento, 2 colheres de chá de açúcar e o leite morno numa bacia grande; Reservar por 5 minutos até começar a formar uma espuma.

2) Juntar a farinha, pimenta da Jamaica, canela em pó, manteiga, ovo, passas e restante açúcar à mistura do fermento. Mexer com uma colher até misturar tudo muito bem.

3) Retirar a massa da bacia e amassar por 8 minutos (ou até a massa estar bem elástica e não se agarrar às mãos) na bancada ou mesa da cozinha.

4) Colocar a massa a repousar numa bacia grande ligeiramente untada com óleo. Deixar estar até dobrar o volume, cerca de uma hora.

5) Dividir a massa em 12 bolas.

6) Colocar as bolas de massa numa tabuleiro forrado com papel vegetal. Tapar com um pano da louça limpo e deixar levedar novamente por cerca de 30 minutos.

7) Entretanto, liga-se o forno à temperatura de 200ºC e prepara-se a massa para as cruzes: misturar farinha e água e meter num saquinho de plástico para sanduíches, cortar uma pontinha do saco para deitar a massas sobre os pãezinhos a formar uma cruz.

8) Levar ao forno por 30 a 40 minutos até estar cozido e dourado.

9) Para a cobertura leva-se o açúcar e a água numa caçarola ao lume para derreter o açúcar. Pincela-se sobre os pãezinhos mal saem do forno.

 

Nota: Pimenta da Jamaica é uma pimenta de bagas grandes cujo sabor se assemelha a uma mistura de noz moscada, canela e cravinho. Vende-se nos supermercados. Também conhecida por allspice.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.