Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Qua | 22.06.11

ora atenção!

 

Algumas pessoas dizem-me que uso ingredientes difíceis de encontrar em algumas receitas do blogue. Fico sempre admirada porque para mim são ingredientes comuns mas na realidade, alguns dos ingredientes usados são desconhecidos para a maioria das pessoas.

Não é que sejam difíceis de encontrar, ou caros, mas como não são muito comuns acabam por passar despercebidos nas prateleiras dos supermercados.

Confesso que a primeira vez que comprei alguns não fazia a mínima ideia para o que serviam… e se calhar usei-os como não era suposto.

Por isso aqui fica uma pequena amostra de alguns ingredientes de que às vezes falo (com receita) e que podem ser comprados em hipermercados ou até em lojas de produtos naturais.

Experimentem, vá!

 

 

Molho de Peixe (Nam Pla)

 

 

Este molho cheira mal que tresanda! Mas é apenas no frasco porque mal toca o tacho ou a frigideira onde estamos a cozinhar parece que se transforma e dá um gosto muito particular a pratos asiáticos.

Lombos de Pescada Suada 

 

 

Molho de Ostras

 

 

Muito usado na cozinha chinesa, este molho é feito com ostras e é muito cremoso.

Massa Chinesa com Cogumelos 

 

 

Tahini

 

 

 

Pasta de sementes de sésamo.

Muito parecido em aspecto com a manteiga de amendoim, o seu sabor é fabuloso e pode ser usado em molhos, bolos, biscoitos, etc.

Lentilhas com Pasta de Sésamo 

 

 

Harissa

 

 

Pasta Tunisina com vários tipos de pimentos picantes e especiarias (cominhos, coentros, alho) muito usada na cozinha do Norte de África.

Atenção à quantidade, é super potente!

Camarões Fritos 

 

Como são usados em quantidades muito pequenas, um frasco pode durar anos (os meus já têm dois ou três anos).

E se me recordo, o preço de cada um destes ingredientes fica abaixo dos cinco euros pelo que podemos considerar que é um bom investimento, visto que demoram tanto a consumir.

 

Nota: Fotos retiradas da net