misturas diferentes
Uma ideia que surgiu de uma entrada servida num restaurante na Galiza. Uma daquelas felizes descobertas, quando já estamos cheios de fome e decidimos, em desespero de causa parar no próximo restaurante que aparecer mesmo que não façamos ideia do que lá se pode comer... e aceitar a sugestão do dono, que nos serviu uma salada para entrada que foi uma das melhores que já comi.
Esta que aqui faço não tem muito a ver porque o único ingrediente em comum é a alface além da ideia da mistura quente/frio, mas ficou igualmente saborosa.
Salada Quente de Camarão
200 grs de camarão descascado
2 alhos franceses pequeninos
azeite q.b.
1 colher de chá de soja
1 colher de chá de molho de peixe
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 dl de água ou vinho moscatel
1 alface
folhas de espinafre pequenas
folhas de beldroegas
1 colher de sopa bem cheia de passas douradas
1 colher de sopa bem cheia de amêndoas em lascas torradas
4 cogumelos grelhados
2 cornichons
sal q.b.
Numa frigideira alouram-se rodelas de alho francês (ou alho) em azeite. Adicionam-se os camarões e temperam-se com soja, molho de peixe e vinagre balsâmico. Deixa-se apurar e adiciona-se um pouquinho de água ou vinho moscatel.
Num prato de servir dispõem-se a alface em pedaços, as folhas de espinafre e as de beldroegas. Juntam-se os cogumelos cortados em quartos. Salpicam-se com as passas e as amêndoas e tempera-se de sal.
Por cima deita-se a mistura dos cogumelos, ainda quente e envolve-se bem. Enfeita-se com os cornichons. Pode-se adicionar um fiozinho de azeite para finalizar.
Servir de imediato.
Notas: Podem ser usados cogumelos de lata, usei frescos porque tinham sobrado de outra refeição.