Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Qui | 23.11.06

Bolo para o Natal

Está mais do que na altura de preparar este bolo. Já o fiz há duas semanas, agora é só ir alimentando com o líquido da preferência (este ano optei pelo vinho do Porto). Normalmente faço este bolo em Outubro, quanto mais tempo estiver a 'amadurecer' melhor fica, aliás, o resto dos do ano passado foram consumidos no dia 1 de Novembro! Sem nunca ter estado guardado de outra forma que embrulhado em papel vegetal e pincelado de vez em quando com uma bebida. Dá um bocadinho de trabalho mas vale a pena.
Bolo de frutas à minha moda
 
1 kg de frutas cristalizadas (damascos, figos, abóbora, cerejas, cascas de laranja, peras, passas sultanas, etc) cortadas aos bocadinhos;
500 g de amendoas, nozes, avelas misturadas ou só 1 qualidade
1 ou 2 copos de vinho do porto
raspa de um limão
raspa de uma laranja
1 dl sumo de laranja
1 colher de sopa de geleia (de damasco ou outra)
1 chávena de polpa de maçã assada
1 chávena de manteiga
1 1/3 chávena de açucar mascavado
4 ovos
1 colher de chá de baunilha
4 gotas de essência de amêndoa (opcional)
3 chávenas de farinha de trigo
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de cravinho moído
1 colher de chá de pimenta da jamaica (allspice)
1/2 colher de chá de noz moscada
 
Colocar as frutas cristalizadas numa taça e por o vinho do porto por cima e deixe macerar de um dia para o outro, mexendo uma vez por outra.
 
Bater a manteiga com o açucar, juntar os ovos um a um batendo sempre. Adicione a baunilha, essência de amêndoa, sumo de laranja, raspas, geleia e polpa de maçã. Mexer bem.
 
Misturar a farinha com a canela, e outras especiarias e fermento. Misturar ao creme de manteiga alternadamente com as frutas cristalizadas e nozes.
 
Colocar em formas forradas com papel vegetal untado. Cozer em forno médio por cerca de uma hora e depois baixar a temperatura do forno e deixar por mais uma hora ou até quando espetar um palito no bolo este sair limpo.
 
Deixe arrefecer, desenforme e retire o papel vegetal. Pincele com whiskey ou rum e embrulhe novamente em papel vegetal e papel de alumínio.
 
Repita esta operação do whiskey de 15 em 15 dias ou de mês a mês até gastar o bolo.
 
Este bolo espera meses.

1 comentário

Comentar post