Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Qui | 24.03.11

amizades virtuais

Pertenci a um grupo de receitas virtual onde existiam pessoas de vários países: Austrália, Inglaterra, Irlanda, Chipre, Canadá, Estados Unidos, África do Sul, França, Nova Zelândia e penso que era tudo. Ah, e eu, de Portugal.

A ideia era trocar receitas, usos e costumes. Durante alguns anos houve muita camaradagem e cheguei mesmo a conhecer pessoalmente algumas das pessoas, aquando das suas passagens por Portugal em férias e ainda mantemos quase todos o contacto.

Um dos eventos que costumávamos organizar era uma refeição cujo menu era previamente definido com entrada, prato principal e sobremesa e num determinado dia, ao jantar, todos os elementos do grupo faziam aquelas receitas e depois trocavam comentários, fotos e quais as reacções da família e amigos que tivessem comido aquela refeição.

Era muito engraçado e, apesar da distância, sabíamos que naquele dia ao longo do globo havia várias famílias a seguir exactamente as mesmas receitas.

Uma delas foi esta.

 

Frango à Marroquina

 

 

1/2 frango do campo cortado em pedaços

2 colheres de sopa de óleo de girassol

1 cebola ralada ou picada muito finamente

½ colher de chá de açafrão das Índias

1 colher de chá de gengibre fresco ralado

½ colher de chá de canela em pó

Sal q.b.

Pimenta moída q.b.

1 raminho de coentros, picados

1 raminho de salsa, picada

1 limão em conserva

 

Saltear o frango no óleo e acrescentar os restantes ingredientes à excepção do limão e mexer bem.

Cobrir com água e deixar ferver lentamente até o líquido reduzir substancialmente criando um molho espesso. Isto demora cerca de hora e meia.

Retirar a polpa ao limão em conserva e passar as cascas por água. Juntar ao frango, deixar apurar mais uns minutos e servir.

Vai muito bem com couscous.

 

Nota:

Receita de Sophie Grigson publicada no The Times