Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Ter | 15.03.11

aromas bons

Este é daqueles pratos que apetece mesmo com o tempo frio, como ainda se mantém por aqui e parece que por mais uns tempos.

A lista de ingredientes parece grande mas na realidade não é nada complicado de fazer e se prepararmos as coisas antes de começar, cortar as coisinhas todas em bocadinhos, é mesmo fácil e depois de entrar no forno sobra tempo para outros afazeres.

Acompanhar com um pão tostado no forno e um vinho tinto bem encorpado. 

 

Lasanha de carne, courgetes e cogumelos

 

 

 

1 cebola

1 colher de sopa de aipo picado

1 colher de sopa de pimento vermelho picado

1 dl de azeite

500 grs de carne de novilho picada

0,5 dl de vinho tinto

1 colher de chá de piri-piri

1 colher de sopa de molho inglês

Sal

150 grs de courgette

150 grs de cogumelos

1 embalagem 200 grs de polpa de tomate

1 copo de água

12 Placas de lasanha

1 embalagem de 500 grs de Molho Bechamel

2 dl de leite

Noz moscada

 

Amolecer a cebola, o aipo e o pimento vermelho no azeite. Juntar a carne picada e mexer. Deixar a carne perder o aspecto de crua e misturar o vinho, o piri-piri e o molho inglês. Temperar de sal e deixar fervilhar.

Juntar as courgettes picadinhas bem como os cogumelos, também picadinhos. Adicionar a polpa do tomate e um copo de água ou caldo de carne.

Enquanto apura, mais ou menos por 20 minutos, prepara-se o bechamel. Deitei o conteúdo de uma embalagem de molho bechamel comprado numa caçarola, misturei-lhe o leite, pouco a pouco para envolver bem e no fim temperei com noz moscada. Aqueci em lume brando. 

No fundo de um tabuleiro refractário ou pyrex deita-se uma colherada do molho da carne. Por cima arranjam-se três placas de lasanha. Sobre estas espalha-se uma parte da carne com molho e sobre este uma parte do molho bechamel. Voltam a repetir-se estas camadas até finalizar os ingredientes. Por cima de tudo deve ficar molho bechamel e as placas de lasanha devem ficar bem cobertas quer com molho da carne quer com bechamel.

Vai ao forno por 30 minutos até ficar dourado e borbulhante.

 

Notas:

Usei placas de lasanha com pré-cozedura mas mesmo assim optei por mergulhar as placas em água a ferver, por um minuto, antes de começar a preparar o tabuleiro. Assim não ficou tão seca como por vezes é costume.

O molho bechamel comprado é muito grosso pelo que para uma lasanha é preferível ficar um pouco mais líquido, além de que rende mais.

 

1 comentário

Comentar post