Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qui | 19.10.06

spanaquê???

Spanakopita! É o nome de uma tarte de espinafres e queijo feta, grega (já tinham percebido por causa do queijo feta, não?) e que está no topo da lista dos 328 pratos gregos que eu adoro

Não se deixem abater pela dificuldade, não é nada difícil de fazer apesar de a massa phylo ser um bocadinho 'manienta' de trabalhar. A melhor dica para que não seque enquanto se usa é tapar a que não se está a usar com um pano da louça húmido (limpo!). Nos pacotes também vêm instruções muito fáceis de seguir por isso, mãos à obra. Se de todo não quiserem arriscar usar massa phylo podem substituir por massa folhada mas vão por mim, experimentem.

Spanakopita
1 pacote massa phylo
1 embalagem espinafres 300gr.
1 cebola amarela
1 cebola roxa
1 ramo de salsa
1 raminho de aneto (opcional)
200 gr. queijo feta
3 ovos
sal
azeite
 
 
Lavar os espinafres e cortar em juliana. Cortar as cebolas às rodelas fininhas e juntar aos espinafres. Juntar também a salsa e o aneto picados e uma pitada de sal. Misturar tudo numa taça grande e deixar repousar cerca de 30 minutos.
 
Espremer o líquido da mistura dos espinafres e juntar um pouco de azeite, o queijo esmigalhado e os ovos.
 
Untar uma forma ou tabuleiro fundo com azeite ou manteiga e colocar metade da massa , bem esticada, de modo a ficar também nas paredes da forma.
 
Espalhar a mistura de espinafres e tapar com a restante massa. Levar ao forno por 40 a 45 minutos (170ºC). Deixar arrefecer ligeiramente antes de cortar aos quadrados.

Para servir como entrada ou como prato principal. É mesmo bom!