vem mesmo a tempo
Esta receita é mesmo muito boa e agora que as festas se aproximam vertiginosamente, é uma boa opção para a mesa do dia de Natal.
Nem toda a gente gosta do peru assado no forno pois por vezes tende a ficar muito seco.
É também óptima porque permite fazer em grande quantidade, o que nestas alturas é sempre uma ajuda.
A receita original é feita por uma das minhas cunhadas e como já não me lembrava bem de como era, fiz assim. Ficou mesmo boa!
Arroz de Peru no Forno
1 perna de peru
1 cebola grande
1 mão cheia de sultanas
1 mão cheia de amêndoas peladas
2 copos de arroz vaporizado
2 e 1/2 copos de água de cozer o peru
1 dl de azeite
Numa panela grande coze-se a perna de peru em água temperada de sal. A esta água pode-se acrescentar uma raminho de salsa, aipo, grãos de pimenta da Jamaica, tomilho, etc., de forma a dar um sabor mais intenso à água que depois vai servir para o arroz. Coze por duas horas para ficar bem tenro.
Depois de cozido, desfia-se o peru e reserva-se a água.
Num tabuleiro de barro põe-se no fundo a cebola cortada em meias luas fininhas. Por cima dispõe-se a carne desfiada. Sobre esta as sultanas e as amêndoas (podem ser usados outros frutos secos). Espalham-se dois copos de arroz vaporizado sobre os restantes ingredientes e por cima de tudo a água de cozer o peru, dois copos e meio e o azeite.
Mexe-se ligeiramente com um garfo, apenas para misturar os ingredientes e vai a forno bem quente por cerca de 1 hora ou até ter o topo bem tostado.