Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Sex | 19.11.10

Bolo de Natal

As tradições por vezes precisam de uma mexida e este ano decidi fazer uma receita diferente para o meu bolo de natal. Costumo fazer esta receita já há muitos anos mas confesso que andava mortinha por experimentar a que agora vos deixo.

Aqui há uns anos uma amiga deu-me um livrinho de receitas típicas do natal e esta receita, por ser bem mais fácil do que a minha, chamou-me logo a atenção. Ficou muito bonito e a cheirar muito bem.

Agora tenho que o ir alimentando com brandy de vez em quando para amadurecer e complementar os sabores e uns dias antes da sua estreia conto em forrá-lo com maçapão e enfeitá-lo para ser o Rei da Festa!

 

Bolo de Frutas de Natal

 

 

240 grs de margarina

240 grs de açúcar amarelo

4 ovos

270 grs de farinha

3 colheres de chá de mixed spice (ou 1 de canela, 1 de gengibre, 1/4 de cravinho e 1/4 de noz moscada)

240 grs de sultanas

240 grs de corintos

200 grs de amêndoas inteiras (sem pele)

100 grs de casca de laranja cristalizada

50 grs de cerejas cristalizadas (usei alperces secos)

1 dl de brandy

1 dl de chá preto

brandy para embeber o bolo q.b.

 

Macerar as frutas no brandy e no chá durante umas horas.

Bater bem a margarina com o açúcar e juntar os ovos um a um. Adicionar a farinha e as especiarias. Juntar as frutas secas e amêndoas e restante líquido de macerar. Mexer bem para tudo ficar bem envolvido.

Deitar numa forma forrada com duas camadas de papel de ir ao forno untado com margarina. Deve estar forrado na base e à volta e o papel que está à volta deve ser mais alto do que a forma.

Coze por cerca de 2 horas a 150ºC. O meu forno não tem medidor de temperatura por isso deixei a primeira meia hora no médio e depois reduzi para o mínimo.

O bolo coze em cerca de uma hora mas deve estar este tempo todo para ficar bem seco e esperar sem se estragar até ao Natal (a receita original fala em quatro horas mas achei tempo demais). Se necessário deve-se tapar com papel de alumínio para não queimar o topo.

Deixar arrefecer na forma e depois embrulhr em papel de ir ao forno ou vegetal e também em papel de alumínio.

De duas em duas semanas deve-se embeber em mais um bocado de brandy, umas seis colheres de sopa de cada vez e um golinho, ou dois, para a cozinheira{#emotions_dlg.sarcastic}.

 

4 comentários

Comentar post