Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Qua | 03.11.10

experiências

Uma amiga foi de férias para Cinque Terre.

Não conhecia por isso fui pesquisar. E vi que por lá existe uma espécie de pão chamado Farinata. Tive mesmo que experimentar já que o ingrediente principal é a farinha de grão-de-bico!!!

Quando experimentamos coisas novas, nem sempre sai bem à primeira. Às vezes nem à segunda ou terceira e então pensamos se vale a pena insistir já que há por aí tantas receitas à espera da sua oportunidade...

Esta foi uma primeira tentativa, merece uma segunda.

 

Farinata

 

 

1 e 1/4 copos de água

1 copo de farinha de grão de bico

4 colheres de sopa de azeite

sal

 

Numa taça mistura-se a água com a farinha mexendo bem para não criar grumos. Tempera-se com o sal e adicionam-se 3 colheres de sopa de azeite. Deixa-se repousar pelo menos duas horas mas pode ser de um dia para o outro.

Leva-se uma forma (usei de pizza e acho que esse foi o erro, como era muito larga a massa ficou muito fina) ao forno bem quente por cerca de 10 minutos para aquecer.

Retira-se do forno e unta-se com o restante azeite. Deita-se a massa na forma e leva-se novamente ao forno por cerca de 20 a 30 minutos até estar bem tostadinho nas beiras.

Serve-se morno ou frio, é bom para acompanhar uma sopa, ficou uma espécie de bolacha salgada.

Na próxima tentativa, além de usar uma forma menor (talvez uma tarteira), acrescento algum sabor como salva ou alecrim.

Como se pode ver na foto, a massa teve que ser retirada aos bocados da forma porque agarrou ao fundo. Mas estava muito saborosa!

 

2 comentários

Comentar post