Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qui | 16.03.17

restos vs sobras

 

Antigamente, chamava restos à comida que sobrava. Depois aprendi que pelo menos na restauração, restos são o que fica no prato e sobras são o que veio para a mesa mas não foi ao prato.

Feitas as ressalvas, guardo sempre as sobras de comida para fazer outras refeições, de preferência bem diferentes do prato original.

Foi o que aconteceu com umas sobras de carne assada, que já foram feitas a mais para mais tarde fazer croquetes ou empadão.

Isto não é bem uma receita, é mais uma indicação de como se podem aproveitar sobras. Acrescenta-se uma camadas de verdes e fica uma refeição bem completa.

 

Empadão de carne com hortos e puré

 

download (1).png

  

Puré de batata q.b.

Sobras de carne assada, picada

Hortos (espigos) cozidos

Cebola

Azeite

Vinho

Molho de tomate

Orégãos

Ovo

 

Refogar uma cebola em azeite e misturar a carne picada (usei sobras de vitela assada que piquei no robot de cozinha). Acrescentar um pouco de vinho branco, deixar evaporar e de seguida adicionar 200 ml de molho de tomate (caseiro ou de frasco). Deixar levantar fervura e rectificar os temperos. Pode-se acrescentar orégãos, etc. para um sabor mais ‘italianado’ 

Enquanto o refogado apura e reduz o molho, faz-se o puré. Passar as batatas cozidas num passe-vite e adicionar leite e manteiga a gosto para fazer um puré leve. Temperar com noz moscada.

Num pyrex põe-se metade do puré, por cima a carne picada refogada, sobre a carne os hortos cozidos e novamente o puré.

Pincelar o puré com uma gema batida e levar ao forno por cerca de 20 a 30 minutos.

 

2 comentários

Comentar post