Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2015

perishable thoughts...

 

A erva-cidreira (Melissa oficinalis) é uma erva medicinal que é muito usada para fazer chá que,  ao que dizem, é muito bom quer para o estômago quer para acalmar os nervos.

O cheiro desta erva é parecido com o de um limão adocicado e, quando as suas folhas são usadas frescas, tem um sabor muito ténue a menta, já que são da mesma espécie.

O chá, quando preparado com as folhas frescas é muito mais saboroso e aromático do que o que é preparado com as folhas secas ou saquetas.

Tem propriedades digestivas e ajuda quando estamos empanturrados, com gases, cólicas e vómitos. Por outro lado é excelente como calmante e crê-se que o seu consumo pode ajudar a afastar a melancolia, a ansiedade e mesmo a histeria.

Quando esmagadas e aplicadas directamente na pele, as folhas ajudam a afastar os mosquitos e aliviam o herpes labial e quando mastigadas refrescam o hálito.

Na cozinha pode ser usada em vez de limão em várias receitas, saladas, chás gelados, bolos, etc.

É uma planta de muito fácil manutenção e dá-se bem no exterior. Embora a planta ‘morra’ durante o inverno, volta a aparecer na primavera. Além disso tem tendência a espalhar-se e aparecer em sítios onde não estava plantada e o seu cheiro atrai as abelhas.

Quando ando pelo quintal, costumo apanhar algumas folhas de erva-cidreira e meter nos bolsos para ir cheirando quando me lembro 

 

Erva-cidreira

erva.jpg

 

Notas: é contra indicada em pessoas que sofram de hipotiroidismo pois é considerada um inibidor da tiroide

publicado por belitaarainhadoscouratos às 13:00
link do post | mandar uns bitaites | favorito
|

mais sobre mim

cuscar

quantos são? quantos são?

HTML Hit Counter
pc computer components

digam qualquer coisa

coolinaria@sapo.pt

A Belita no Facebook!

My taste

mytaste.pt

armazém de receitas

tags

todas as tags

os meus livros de receitas, alguns...

blogs SAPO

subscrever feeds