Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2016

não é do chinoca

 

Embora seja feito com massa este prato é bastante leve.

Além disso dá para gastar aquelas miudezas que andam lá pelo frigorífico ou pela arca, um bocadito de pimento vermelho, um restito de brócolos, três ou quatro cogumelos e por aí fora.

Eu sei que leva ingredientes pouco comuns como o molho de ostras, o molho de peixe ou mesmo o óleo de sésamo. Mas se querem a minha opinião, vale a pena comprar um frasco de cada um destes molhos, não são caros e como se usa só um bocadinho de cada vez, duram um ano ou mais. É um investimento que vale a pena fazer e sempre ajuda a variar o sabor da comida que fazemos. E estão à venda nos supermercados ou lojas de produtos naturais.

 

Massa chinesa com vegetais

 

chines.JPG

 

Quanto baste de:

Cebola, cenoura, pimento vermelho, brócolos, couve portuguesa, cogumelos e curgete

Molho:

3 colheres de sopa de molho de soja

1 colher de sopa de molho de peixe

2 colheres de sopa de molho de ostras

1 colher de chá de vinagre chinês (ou de cidra)

1 colher de chá de manteiga de amendoim

2 colheres de sopa de óleo de girassol

1 colher de sopa de óleo de sésamo

1 colher de chá de azeite picante (ou uma malagueta)

150 grs de massa chinesa

Folhas de coentros

 

Cortar a cebola em meias-luas. Cortar a cenoura em lâminas com o descascador de vegetais. Cortar o pimento vermelho em tiras finas, os cogumelos e curgete em fatias e os brócolos em raminhos pequeninos. A couve (usei apenas as folhas pequenas de dentro) não precisa de ser cortada, apenas se corta o talo ao alto para cozer mais rápido.

Cozer a massa (coze muito rápido).

Numa taça misturar a soja, molho de peixe, molho de ostras, vinagre e manteiga de amendoim. Adicionar um pouco da água de cozer a massa, bem quente, para amolecer a manteiga de amendoim.

Num wok ou frigideira larga, aquece-se o óleo de sésamo com o de girassol e o azeite picante. Salteia-se a cebola e adicionam-se os restantes vegetais. Vai-se mexendo e ao fim de uns minutos adiciona-se o molho. Mexe-se novamente e deixa-se apurar, adiciona-se a massa cozida e escorrida e mistura-se mais um pouco da água de cozer a massa, se necessário. Apura por mais um minuto e serve-se de imediato, salpicado com folhas de coentros.

Serve-se com mais molho de soja para quem desejar.

 

Nota: estes vegetais querem-se crocantes e não demasiado cozidos, por isso este é um prato rápido de fazer a partir do momento que vai ao lume.

 

tags:
publicado por belitaarainhadoscouratos às 13:00
link do post | mandar uns bitaites | favorito
|
2 comentários:
De Elisabete a 13 de Janeiro de 2016 às 17:22
Desses o único que costumo ter é o molho de soja. E também molho inglês. Os outros não encontro aqui. Gosto dessas refeições Oriente style! Beijinhos
De belitaarainhadoscouratos a 14 de Janeiro de 2016 às 14:09
só há pouco é que começaram a aparecer por cá também. Tudo o que seja fora de Lisboa ou Porto (em menor escala) é um marasmo... vá lá que alguns supermercados já começam a ter mais artigos que antes só mesmo em lojas da especialidade se conseguiam encontrar. Bjs

Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

seguir perfil

. 87 seguidores

cuscar

quantos são? quantos são?

HTML Hit Counter
pc computer components

digam qualquer coisa

coolinaria@sapo.pt

A Belita no Facebook!

My taste

mytaste.pt

armazém de receitas

tags

todas as tags

os meus livros de receitas, alguns...

blogs SAPO

subscrever feeds