Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2016

naan? mas naan o quê?

 

Adoro comida indiana. O problema é que por perto não existem restaurantes indianos e tenho que ser eu a fazer aquilo que me apetece no momento. E nem sempre sei se ficou bom ou não, segundo os cânones indianos… para mim fica bom, mas se alguém com maior conhecimento de causa provasse provavelmente diria que aquilo de indiano não tem nada…

Seja como for, aqui há uns dias decidi experimentar o pão naan, que embora indiano serve para acompanhar muitas outras comidas. E acabei por experimentar duas versões, uma mais lenta em que a massa tem que levedar e outra mais rápida em que a massa está pronta a usar num instante.

Gostei das duas versões e embora estejam a anos luz do aspecto dos das receitas que usei (esta mais lenta e esta mais rápida) vou voltar a fazer até conseguir que fique igual.

Este pão é excelente para acompanhar um caril e também para besuntar com o chutney de coentros de ontem.

 

Pão Naan #1

 

naan1.jpg

 

2 copos de farinha de trigo

2 copos de farinha de trigo integral

1 pitada de sal

1 ½ colheres de chá de fermento em pó

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 pitada de açúcar

¼ de copo de água quente (sem ser a ferver)

¾ de colher de fermento de padeiro

¾ de copo de leite morno

1 copo de iogurte grego natural

Azeite para pincelar

Sementes de sésamo e de nigela (opcional)

 

Numa taça com a água quente dissolver o açúcar e o fermento de padeiro. Deixar repousar por dez minutos. Passado esse tempo, adicionar o leite e o iogurte.

Numa taça grande misturar a farinha, sal, fermento em pó e bicarbonato e fazer um buraco no meio. Deitar os ingredientes líquidos no meio da farinha e mexer com uma colher de pau. Mal misture, amassar com as mãos apenas até formar uma bola de massa, sem amassar demais. A massa estará meia peganhenta mas é normal. Tapar com um pano limpo e reservar por uma hora em temperatura ambiente ou até ao dia seguinte no frigorífico.

Quando for para fazer os pães naan, dividir a massa em 8 ou 10 pedaços, estender cada um com o rolo da massa, deve ficar com um formato oval e pode-se polvilhar com as sementes passando o rolo por cima para aderirem à massa. Pincelar com o azeite e levar a uma frigideira quente. Tapar e deixar cozer por um minuto até ficar com bolhas, virar do outro lado e cozer por mais um a dois minutos.

Logo que estejam prontos põem-se num prato com um pano e tapa-se enquanto de fazem os outros. Podem-se polvilhar com ervas frescas (coentros, por exemplo) e com mais sal e/ou especiarias a gosto.

 

Nota: Fiz apenas metade desta receita

 

Pão Naan #2

 

naan.jpg

 

1 copo de farinha de trigo

1 copo de farinha de trigo integral

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de sopa de óleo

1 copo de iogurte natural

Água q.b. (se necessário)

1 pitada de sal

Sementes de sésamo e de nigela (opcional)

 

Numa taça põe-se a farinha misturada com o bicarbonato e o sal. Faz-se um buraco no meio e adiciona-se o óleo e o iogurte e começa-se a mexer, se estiver muito seco, adiciona-se uma ou duas colheres de sopa de água. A massa deve-se despegar das mãos. Tapar com um pano limpo e repousar por 15 minutos (a massa, nós continuamos a fazer coisas  )

Dividir a massa em oito pedaços e estender com o rolo da massa. Enfarinhar a bancada e o rolo se necessário. Polvilhar com sementes passar o rolo por cima para aderir à massa.

Pincelar com água de um lado e levar a uma frigideira bem quente. Tapar com um testo e deixar estar por uns 40 segundos. Verificar e se estiver a formar bolhas, pincelar com azeite e virar para o outro lado. Deixar cozer por um minuto mais ou menos.

Logo que estejam prontos põem-se num prato com um pano e tapa-se enquanto de fazem os outros. Podem-se polvilhar com ervas frescas (coentros, por exemplo) e com mais sal e/ou especiarias a gosto.

 

tags:
publicado por belitaarainhadoscouratos às 13:00
link do post | mandar uns bitaites | favorito
|
1 comentário:
De Elisabete a 23 de Fevereiro de 2016 às 14:34
É coisa que nunca fiz!

Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

seguir perfil

. 87 seguidores

cuscar

quantos são? quantos são?

HTML Hit Counter
pc computer components

digam qualquer coisa

coolinaria@sapo.pt

A Belita no Facebook!

My taste

mytaste.pt

armazém de receitas

tags

todas as tags

os meus livros de receitas, alguns...

blogs SAPO

subscrever feeds