Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Ter | 23.05.17

Manitaropita??? OPA!

 

Recentemente veio a público um estudo da Organização Mundial de Saúde onde consta que a obesidade infantil/adolescente aumentou em países europeus como Grécia, Itália, Espanha, Malta e Portugal. Estes são países que de um modo ou de outro seguiam a Dieta Mediterrânica que se crê ser benéfica para a saúde e limita o aparecimento de doenças ligadas ao coração, entre outras.

É surpreendente que estes países, logo estes!, estejam a braços com um grave problema de obesidade infantil que se não for brevemente tratado vai com certeza acabar em adultos mais propensos a doenças.

Uma das explicações é a de que a crise que assolou alguns países europeus nos últimos anos acabou por alterar o estilo alimentar e passámos a comer mais comida processada e menos frutas e vegetais.

Ainda vamos a tempo de mudar e embora cada um saiba de si, a desculpa de que a fruta ou os vegetais são caros pode não ser toda a resposta, se pensarmos que muitos dos que dão essa desculpa fazem outras opções nas suas vidas em que não são tão avaros com os gastos (não generalizando, claro…)

Posto isto, vamos experimentar esta receita!

 

Empada Grega de Cogumelos (Manitaropita)

 

download.png

 

2 colheres de sopa de azeite

2 alhos franceses (usei pequenos)

450 grs de cogumelos (usei mistura de brancos e castanhos)

Sal e pimenta q.b.

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de vinagre balsâmico

1 colher de sopa de aneto picado

100 grs de queijo Feta esfarelado

100 grs de requeijão

2 ovos

8 folhas de massa Filo

50 ml de azeite

 

Aquecer o azeite numa frigideira e alourar o alho francês cortado em rodelas finas. Adicionar os cogumelos cortados em fatias e temperar a gosto com sal e pimenta. Deixar alourar até perderem o líquido e juntar os alhos picados. Mexer e juntar o vinagre balsâmico deixando ao lume até evaporar.

Retirar do lume e adicionar o aneto, o queijo Feta, o requeijão e os ovos. Envolver bem e reservar.

Estender uma folha de massa Filo e pincelar de imediato com o azeite (as restantes devem ser tapadas com um pano de cozinha limpo, húmido). Pôr essa folha na forma (usei uma de 20 cms de fundo amovível) deixando o excesso de massa pendurado para fora da forma e repetir o procedimento com mais cinco. Deitar a mistura de cogumelos e queijo na forma e por cima pôr as duas restantes folhas de massa, também pinceladas de azeite. Com a massa que ficou pendurada virar para dentro da forma de modo a ficar com um rebordo mais grosso.

Levar ao forno cerca de 30 minutos ou até estar completamente dourado. Retirar e deixar arrefecer.

 

Nota: a massa Filo é muito frágil e deve estar tapada com um pano húmido a que não está a ser usada

 

Kali Orexi

καλή όρεξη