Segunda-feira, 20 de Julho de 2015

com chá, dos Açores

A pedido de várias famílias… não, foi apenas de uma. Ok, não foi de nenhuma, foi um desafio lançado pela cozinha100segredos, um blogue de uma Açoriana que promove, e bem, os produtos Açorianos.

Assim à primeira vista, eu achei que não tinha nada genuinamente açoriano em casa, coisas de comer, estão a ver. Mas depois ela disse que também podia ser uma bebida e lembrei-me de um chá da Gorreana que uma amiga me trouxe quando visitou os Açores.

E chá é mesmo uma das minhas bebidas preferidas e o da Gorreana (Broken Leaf) é mesmo muito bom por isso foi só juntar o útil ao agradável e aceitar o desafio.

Coisa simples 

 

Chá Gelado de Pêssego

 

download (1).png

  

3 pêssegos (usei dos carecas)

1 copo de água (250 ml)

1 copo de açúcar

 

2 colheres de sopa de folhas de chá Broken Leaf da Gorreana

250 ml de água a ferver

Água tónica gelada

Gelo

 

Cortar os pêssegos em meias luas e juntar numa caçarola com o copo de água e com o copo de açúcar. Levar ao fogão e deixar ferver em lume brando por uns 15 minutos. Coar e reservar quer o xarope, quer os pêssegos (estes para usar noutra receita, em breve).

Com a água a ferver, fazer um chá forte. Coar e reservar.

 

Quando tudo estiver bem frio, põe-se num copo grande cerca de 50 ml do xarope, a mesma quantidade de chá, gelo ‘a dar com um pau’ e água tónica (ou água gelada). Verificar a doçura, eu gosto das bebidas pouco doces pelo que juntei quase duas garrafas de água tónica.

Quando se junta a água tónica, a bebida parece que fica com duas cores, uma mais clara em baixo (a água tónica) e outra mais escura (a mistura do xarope e do chá) em cima. Pura magia.

Refrescante!

 

Nota: podem ser usadas saquetas de chá preto

 

tags:
publicado por belitaarainhadoscouratos às 13:00
link do post | mandar uns bitaites | favorito
|
3 comentários:
De Elisabete a 20 de Julho de 2015 às 14:28
Oh! Este chazinho gelado vai saber-me tão bem para acompanhar os outros pratos que vão chegando! Realmente quer-me parecer que bebidas será mesmo só esta! O lapso foi meu, esqueci-me completamente de mencionar que poderia também ser uma bebida. Gosto muito de bebidas frescas! Embora cá em casa se consuma maioritariamente água, de vez em quando gosto de fazer chá gelado, água aromatizada ou sumos caseiros! Há muito que não bebemos sumos de compra e sinceramente já nem sequer me sabem bem! E o chá dos Açores é fantástico! Ainda por cima tem a particularidade de ser o único produzido na Europa! Pelo menos assim se diz! Dá para acreditar?! Estas ilhas são mesmo mágicas! Adorei esse tom rosado do chá! O almoço deu-me sede por isso bebia já um copinho! Ou dois! Obrigada por teres participado! Beijinhos
De belitaarainhadoscouratos a 20 de Julho de 2015 às 16:15
Depois de ler melhor o teu desafio, se calhar 'meti o pé na argola'... devia ter-te enviado a receita e a foto e não postar aqui, não era??? Se sim, as minhas desculpas, li meio atravessado...
O tom rosado é dado pelo xarope feito com os pêssegos, ficou mesmo bonito (o que está na garrafa é o xarope).
Também não me lembro de comprar sumos ou chás, é tudo tão doce que enjoa e sou como tu, normalmente é água mas com o calor até apetece uma bebida fresquina e com os pêssegos que fui apanhar na vizinha, só podia sair assim uma coisa boa.
Não sabia que não havia mais produção de chá na Europa mas mesmo que houvesse, ficava-me pelo da Gorreana :) Sou mesmo fã de chá!
De Elisabete a 20 de Julho de 2015 às 18:33
Não te preocupes, tanto faz mandarem-me por e-mail ou postarem nos blogs. Postando já fica despachado e depois vou lá tirar a receita e as fotos, é ainda mais fácil. E já há outras receitas para este desafio publicadas. Pedi que me enviassem mais por causa daqueles blogs que não sigo. Pode alguém participar e eu não dar conta e não quero que fique ninguém de fora! Beijinhos

Comentar post

mais sobre mim

cuscar

quantos são? quantos são?

HTML Hit Counter
pc computer components

digam qualquer coisa

coolinaria@sapo.pt

A Belita no Facebook!

My taste

mytaste.pt

armazém de receitas

tags

todas as tags

os meus livros de receitas, alguns...

blogs SAPO

subscrever feeds