Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qui | 29.10.15

buon appetito!

 

É raro fazer lasanha embora seja um prato que aprecie bastante. Normalmente quando penso no tempo que vai demorar até estar pronto, passa-me logo a vontade. E não, eu não sou capaz de antecipar as refeições da semana nem tão-pouco as compras para as ditas…

Por isso, quando faço carne à bolonhesa, aproveito e faço logo uma grande quantidade que congelo em porções e assim, quando me apetecer algo mais trabalhoso, é só retirar do congelador e preparar tudo.

Deixo aqui as receitas completas mas nesta lasanha em especial, usei bolonhesa que tinha guardada, só tive que fazer o molho bechamel (também não estou assim tão desesperada que use do de compra!) e preparar tudo no tabuleiro.

 

Lasanha

 

download (1).png

 

Bolonhesa:

1 cebola

1 cenoura

1 dente de alho

1 raminho de aipo

azeite q.b.

500 grs de carne picada

1/4 de copo de vinho branco

1 lata de tomate picado

sal

pimenta

1 colher de sopa de molho inglês

1 copo de água

 

Molho Bechamel:

2 colheres de sopa de margarina

2 colheres de sopa de farinha

2 1/2 copos de leite

sal, pimenta e noz moscada

 

placas de lasanha pronta a usar

100 grs de queijo mozarela ralado

 

Fazer a bolonhesa:

Num tacho aloura-se a cebola no azeite, mistura-se a cenoura ralada (não é em fios como para a salada, é mesmo aos bocadinhos minúsculos), o dente de alho picadinho e o ramo de aipo cortado em rodelas fininhas (sem a rama). Mexe-se e adiciona-se a carne picada mexendo bem para não ficar em grumos. Adiciona-se o vinho, deixa-se evaporar e mistura-se o tomate picado (se forem frescos devem ser bem maduros e sem a pele, uns 4 médios). Deixa-se refogar mais um pouco e adicionam-se os temperos (sal, pimenta e molho inglês) e a água. Deixa-se em lume brando por cerca de 30 a 45 minutos para apurar bem o sabor.

 

Fazer o molho bechamel:

Derreter duas colheres de sopa de margarina num tachinho, adicionar duas colheres de farinha mexendo sempre e adicionar o leite num fio mexendo sempre para não criar grumos. Continuar a mexer sempre até engrossar, adicionar mais leite se necessário (deve ficar mais para o líquido) e temperar com sal, pimenta e noz moscada. 

 

Preparar a lasanha:

No fundo de um tabuleiro refractário ou de pyrex põe-se um pouco da mistura de bolonhesa. Por cima põem-se placas de lasanha seguidas de mais bolonhesa e molho bechamel. Polvilha-se com queijo ralado e volta-se a repetir: placas de lasanha, bolonhesa, bechamel e queijo. Repete-se até finalizar os ingredientes, a mim deu três camadas.

Levar ao forno médio até estar lourinho por cima, cerca de 30 minutos.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.