Quinta-feira, 29 de Outubro de 2015

buon appetito!

 

É raro fazer lasanha embora seja um prato que aprecie bastante. Normalmente quando penso no tempo que vai demorar até estar pronto, passa-me logo a vontade. E não, eu não sou capaz de antecipar as refeições da semana nem tão-pouco as compras para as ditas…

Por isso, quando faço carne à bolonhesa, aproveito e faço logo uma grande quantidade que congelo em porções e assim, quando me apetecer algo mais trabalhoso, é só retirar do congelador e preparar tudo.

Deixo aqui as receitas completas mas nesta lasanha em especial, usei bolonhesa que tinha guardada, só tive que fazer o molho bechamel (também não estou assim tão desesperada que use do de compra!) e preparar tudo no tabuleiro.

 

Lasanha

 

download (1).png

 

Bolonhesa:

1 cebola

1 cenoura

1 dente de alho

1 raminho de aipo

azeite q.b.

500 grs de carne picada

1/4 de copo de vinho branco

1 lata de tomate picado

sal

pimenta

1 colher de sopa de molho inglês

1 copo de água

 

Molho Bechamel:

2 colheres de sopa de margarina

2 colheres de sopa de farinha

2 1/2 copos de leite

sal, pimenta e noz moscada

 

placas de lasanha pronta a usar

100 grs de queijo mozarela ralado

 

Fazer a bolonhesa:

Num tacho aloura-se a cebola no azeite, mistura-se a cenoura ralada (não é em fios como para a salada, é mesmo aos bocadinhos minúsculos), o dente de alho picadinho e o ramo de aipo cortado em rodelas fininhas (sem a rama). Mexe-se e adiciona-se a carne picada mexendo bem para não ficar em grumos. Adiciona-se o vinho, deixa-se evaporar e mistura-se o tomate picado (se forem frescos devem ser bem maduros e sem a pele, uns 4 médios). Deixa-se refogar mais um pouco e adicionam-se os temperos (sal, pimenta e molho inglês) e a água. Deixa-se em lume brando por cerca de 30 a 45 minutos para apurar bem o sabor.

 

Fazer o molho bechamel:

Derreter duas colheres de sopa de margarina num tachinho, adicionar duas colheres de farinha mexendo sempre e adicionar o leite num fio mexendo sempre para não criar grumos. Continuar a mexer sempre até engrossar, adicionar mais leite se necessário (deve ficar mais para o líquido) e temperar com sal, pimenta e noz moscada. 

 

Preparar a lasanha:

No fundo de um tabuleiro refractário ou de pyrex põe-se um pouco da mistura de bolonhesa. Por cima põem-se placas de lasanha seguidas de mais bolonhesa e molho bechamel. Polvilha-se com queijo ralado e volta-se a repetir: placas de lasanha, bolonhesa, bechamel e queijo. Repete-se até finalizar os ingredientes, a mim deu três camadas.

Levar ao forno médio até estar lourinho por cima, cerca de 30 minutos.

 

publicado por belitaarainhadoscouratos às 13:00
link do post | mandar uns bitaites | favorito
|
4 comentários:
De Elisabete a 29 de Outubro de 2015 às 14:34
Cá em casa todos gostam de lasanha e de vez em quando até o marido me suplica para fazer uma! Há uns dias fiz-lhe a vontade mas em vez de placas de massa fiz com placas de beringela! E olha, ele gostou bastante! Mas claro que nada como uma boa lasanha como essa feita de forma tradicional! Beijinhos
De belitaarainhadoscouratos a 30 de Outubro de 2015 às 09:44
Com beringela? Então fizeste Moussaka! É um prato tradicional grego, uma maravilha!
De ó menina a 30 de Outubro de 2015 às 11:57
Tão bom aspecto. E, estamos quase na hora do almoço. Caía bem caía...

Comentar post

mais sobre mim

cuscar

quantos são? quantos são?

HTML Hit Counter
pc computer components

digam qualquer coisa

coolinaria@sapo.pt

A Belita no Facebook!

My taste

mytaste.pt

armazém de receitas

tags

todas as tags

os meus livros de receitas, alguns...

blogs SAPO

subscrever feeds