Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Ter | 25.05.10

estrangeirices

Quando era adolescente não se pode dizer que gostasse de cozinhar. Gostava de fazer uns bolitos mas as comidas do dia-a-dia não me cativavam.

Um dos meus irmãos, mais velho do que eu, andava por essas alturas na fase dos 'inter-rails' e desaparecia meses seguidos parando em terras belgas, onde costumava arranjar trabalho.

Um desses trabalhos foi num restaurante italiano e quando voltou, ensinou-me a fazer essa receita que para a nossa vivência era completa novidade. O esparguete à bolonhesa.

Foi a minha primeira incursão na culinária de outros povos.

 

Esparguete com molho Bolonhesa 

 

 

1 cebola

1 cenoura

1 dente de alho

1 raminho de aipo

azeite q.b.

500 grs de carne picada

1/4 de copo de vinho branco

1 lata de tomate picado

sal

pimenta

1 colher de sopa de molho inglês

1 copo de água

 

Num tacho aloura-se a cebola no azeite, mistura-se a cenoura ralada (não é em fios como para a salada, é mesmo aos bocadinhos minúsculos), o dente de alho picadinho e o ramo de aipo cortado em rodelas fininhas (sem a rama). Mexe-se e adiciona-se a carne picada mexendo bem para não ficar em grumos. Adiciona-se o vinho, deixa-se evaporar e mistura-se o tomate picado (se forem frescos devem ser bem maduros e sem a pele, uns 4 médios). Deixa-se refogar mais um pouco e adicionam-se os temperos (sal, pimenta e molho inglês) e a água. Deixa-se em lume brando por cerca de 30 a 45 minutos para apurar bem o sabor.

Servir como esparguete. Polvilhar com queijo parmesão ralado na altura (opcional).

 

3 comentários

Comentar post